segunda-feira, 19 de julho de 2010

PEDRO ALCÂNTARA DE LIMA

O empresário potiguar Pedro Alcântara Lima, natural de São Miguel-RN, sempre sonhou em ser fazendeiro. Egresso de uma família humilde do interior do Rio Grande do Norte, ele queria distância da vida dura levada pelo pai, João Alves de Lima, um pequeno vendedor de café da região. Diariamente, Lima montava no lombo de um burro para vender os grãos aos cerca de 25 mil habitantes da cidade de São Miguel, a 520 quilômetros de Natal, onde a família morava. Até que, já na faculdade de agronomia, em meados dos anos 80, Pedro percebeu que o campo não era assim tão interessante — e decidiu juntar-se ao pai no negócio de venda de café. Nascia assim a Santa Clara. Passadas duas décadas, a empresa fatura 1,3 bilhão de reais ao ano. Em julho de 2008 — mesmo sem jamais ter plantado um único pé de café — assumiu a liderança brasileira no setor, segundo dados da consultoria Latin Panel, com 19% de participação (o primeiro lugar na Região Nordeste veio alguns anos antes, em 2000). “Jamais imaginei que poderia construir uma empresa com essas dimensões”, afirma Pedro Lima, presidente da Santa Clara. “Mas descobri que não tenho talento nenhum para a agricultura. Meu negócio é o comércio.”

MARCELO ALECRIM

A trajetória marcante do empresário começou em 1976, quando trabalhava no posto de gasolina do pai, em Canguaratema, uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte. Depois de entrar para faculdade de administração, investiu seus esforços em expandir os negócios do pai. Em cinco anos, quintuplicou as vendas. Em 1996, fundou a Satélite Distribuidora de Petróleo (SAT) e passou a atender a demanda dos pequenos postos, um nicho de mercado que não era favorecido pelas grandes distribuidores de combustíveis.

Em 2002, quando o Brasil acumulava um dos piores níveis no risco-país, o empresário conquistou investimentos internacionais para a SAT, com uma associação ao Darby Overseas Investments Ltda nas Américas, instituição norte-americana que investia um fundo de receita fixa e um fundo de serviços financeiros em companhias da América Latina com potencial para superar a média dos maiores mercados americanos e europeus. Alecrim transformou a negociação em oportunidade de crescimento para a companhia. Em 2006, a empresa se uniu à ALE Combustíveis.

ALE

A ALE é a quarta distribuidora de combustíveis do Brasil, filiada ao Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes). Com uma rede de cerca de 1.700 postos em 22 estados brasileiros, a companhia fechou 2009 com faturamento da ordem de R$ 7 bilhões. Por mês, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui 350 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Em 2008, a ALE adquiriu os 327 postos da multinacional Repsol no Brasil e concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro, com 130 postos nos estados de Santa Catarina e Paraná. Esses negócios aceleram os planos da companhia de atingir, em 2012, faturamento de R$ 8,1 bilhões e uma rede com 2.500 postos.

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 13 BLOGS E 1206LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. ACESSE E CONFIRA!